terça-feira, 25 de maio de 2010

História e origem do português. Breve comentário.

 Oi gente boa!

Bom, já que vamos falar da nossa Língua Portuguesa é importante saber a sua origem e um pouquinho da sua história. Então, vou traçar brevemente estes dois aspectos.

O português é uma das línguas neolatinas. Ou seja, derivou-se do latim, língua da civilização romana que na época vivia na península Ibérica, hoje Portugal e Espanha. Por isso, a história da língua portuguesa pode ser contada desde sua origem latina. O latim levado pelos romanos a essa região era uma língua falada e usada pelo povo em geral, chamado latim vulgar, justamente a modalidade que deu origem a novas línguas, entre as quais o português. A modalidade usada pelos grandes escritores romanos era o latim clássico, muito diferente do latim vulgar.
Hoje os países que falam a língua portuguesa são: Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Estes países estão dentro do novo acordo ortográfico. Em um próximo post, eu vou explicar por que foi importante firmar este acordo e como isto beneficia especialmente o nosso país.

Não esqueça! Se você tiver alguma pergunta, crítica ou comentários, sinta-se a vontade.

Abraços e até a próxima!

2 comentários:

  1. fale como a lingua portuguesa chegou ao brasil simplifique.valeu

    ResponderExcluir
  2. Olá! Farei sim um post falando da chegada da nossa língua no Brasil. Grande abraço!

    ResponderExcluir